sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

História dos Ciganos


Agradeço a minha amiga historiadora, Denize Carolina Auricchio Alvarenga da Silva, pelo excelente trabalho sobre a história dos ciganos pelo qual elaborei esse pequeno resumo a respeito desses homens e mulheres errantes.



A história dos ciganos é contada a partir do contato com outras sociedades; os interessados na reconstrução de sua história usaram, principalmente, acervos de arquivos oficiais de locais por onde eles passaram. Tendo em vista que, Ao longo de suas andanças seculares os ciganos incorporaram culturas de diversos países, o que dificulta enormemente os estudos que tentam reconstruir sua origem e dispersão pelo mundo, Logo não podemos lidar com a trajetória cigana da mesma forma com que tratamos do percurso de outros povos que possuem documentos e registros escritos pelos próprios.



Lendas e Hipóteses sobre as origens



Para uns eles seriam indianos, outros acreditam que egípcios. Não faltaram também hipóteses de que teriam vindo de algum outro lugar da Ásia como a Tartária, Silícia, Mesopotâmia dentro outras diversas regiões. Alguns estudiosos recorreram a Bíblia para explicar suas origens:(Gênesis, capítulo 4,versículo 22) “Sela, de seu lado deu à luz Tubal Caim, o pai de todos aqueles que trabalham o cobre e o ferro” o que lhes dá a descendência de Caim; (Ezequiel capítulo 30, versículo 23) “Dispersarei os egípcios entre as nações, eu os disseminarei em diversos países”, aqui eles aparecem como egípcios quando chegaram a Europa. Ainda contam-se estes como os fabricantes dos pregos que crucificaram Jesus, ou que teriam roubado o quarto prego tornando assim mais dolorosa à pena dele; que seriam os responsáveis pela segurança de Jesus, mas não puderam impedir que o levassem, pois estavam bêbados. Há também a teoria que antes da Natividade os egípcios teriam recusado hospitalidade a Santa Família e como punição seus dependentes foram condenados a levar uma vida errante. Mas através de pesquisas de caráter empírica algumas hipóteses foram sendo descartadas, e apenas duas continuaram sendo examinadas pelos ciganólogos: a origem egípcia e a indiana.



A partir do século XVIII com a comparação do idioma romani com o sânscrito, mais precisamente o hindi que é uma de suas derivações. A partir de análises comparativas de seus costumes e linguagem com outros de diferentes povos, os estudiosos foram apontando datas aproximadas de sua presença nos locais onde passaram um tempo e de sua bagagem cultural. Deste modo sua origem foi apontada como sendo indiana das regiões de Sind, Punjab ou de outro ponto, ainda há contestações.


A Dispersão


Tem que ser levado em conta aqui uma história de perseguição e sofrimento. Como errantes, alcançaram os Balkas nos primeiros anos do século XIV e depois de um período de cem anos já estavam dispersos pela Europa. Sabese que o caráter misterioso deles transformou a curiosidade inicial em hostilidade devido a seus hábitos muito diferenciados, deste modo a Inquisição, desencadeou os seus mecanismos de perseguição. Considerados inimigos da Igreja que condenava suas práticas sobrenaturais como a cartomancia e a leitura das mãos. Devido ao tom escuro da sua pele, eram vistos nas terras aonde chegavam pelos gadje (estrangeiros em romani) como malditos ou enviados do demônio. Chegaram a ser escravos em diversos países sendo libertados somente no século XIX. Portugal foi um dos países que deportou muitos ciganos para as suas colônias, neste caso África e Brasil.


Ciganos, ao contrário dos judeus, nunca demonstraram um desejo de ter o seu próprio país, assumindo-se párias. Nas palavras de Ronald Lee, escritor cigano nascido no Canadá, "a pátria dos roma é onde estão os meus pés".


Bibliografia

BÍBLIA; português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: Livros do Brasil, 1962. 4v.


2 comentários:

Apenas Alguém disse...

interessante essa história dos ciganos
nunca tinha parado ver isso
parabéns
abraços
té mais
Apenas Alguém
boa semana

Sheilla disse...

OLá Douglas!tudo bem ?
Olha gostei mt do post... a história dos ciganos é algo que me disperta mt mt curiosidade...gosto de lera respeito.. gosto de mistério...rs