sábado, 4 de outubro de 2008

"VOTA BRASIL"

Vota Brasil, by Douguera


“Jovem, o futuro do país está em suas mãos!”. Não seria um fardo de responsabilidade muito grande, levando em conta a sujeira do quarto desse jovem? Uma verdadeira mixórdia, sem a mínima idéia de por onde começar o decoro (leia-se aqui limpeza). Em um desses dias da história da cidadela desse país uns morreram na luta pelo exercício da cidadania, hoje uns morrem de RAAAAAIVA de exercê-la.


O título de eleitor, objeto pelo qual usufruimos o direito de cidadania, tornou-se um instrumento ditatorial evidenciado pelo repúdio e o desinteresse por esse exercício. Como quase um “Golpe da Maioridade”, da maioridade jurídica, esse jovem se vê em um “ser ou não ser”: ou põe um, no mais baixo escalão do palavreado chulo, bandido no poder, ou deixa que os outros coloquem.


Tem razão esse desinteresse, essa desmotivação dos jovens pela política do país levando em conta os últimos escândalos, práticas de banditismo e “brincanagens da sacaneja”, tão bem exercidas por nossos representantes. Empresas com nomes fantasmas, que deixariam até os Caça-Fantasmas de cabelo em pé; com nomes de laranjas, pese o fato e não é por um acaso que o Brasil é o maior produtor de laranja e exportador de suco concentrado de laranja do mundo; pacotes sem aprovação pelo congresso nacional; desvios faraônicos de dinheiro público, aquele seu dinheiro você se lembra leitor? Dentre outras maracutaias que não é meu objetivo e não vem ao caso aqui.


A fim de aumentar seus quadros nas câmaras e prefeituras de todo o Estado, os dirigentes partidários estão apostando suas fichas em candidatos jovens e em umas figuras um tanto quanto excêntricas e porque não exóticas. “A participação dos jovens na disputa é garantia de que a cidadania vai ser exercida na vida pública nos próximos anos”, diz o deputado Neucimar Fraga (PR), um grande discípulo de Bismarck – depois de conquistar o PSDB, o PP e o PTB em um quadro de alianças partidárias, que será muito benéfica à Cariacica (olha, eu tenho minhas dúvidas). E com certeza se você for ver a lista de candidatos a camara de vereadores e prefeituras dos 78 municípios, divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral, você vai tomar um susto e ou rir de malhar o abdômen quando ver figuras do tipo: Chica Chiclete, Zé da Foice, Chic Bem, Maca e até Saci Pererê, falto só a Curupira porque a mula-sem-cabeça já deve estar jardas a frente da corrida eleitoral.


Não duvido da capacidade política administrativa de todos os candidatos aqui mencionados, eles acabam ganhando na pior ou na melhor das hipóteses. Todavia, o carma de tudo é ouvir as piadinhas do tipo: “vou votar no Saci Pererê, porque se ele tentar passar a perna no povo ele cai”.

2 comentários:

Yulliah, the Newbie disse...

Sábado é o dia de malhar os Judas do TRE na blogosfera...

Ailton J.r disse...

isso ae professor
parabens pelo espaço
historia e cidadania
flw