sábado, 26 de abril de 2008

Quem sou eu?

“Eu, filho do carbono e do amoníaco”. Quem sou eu? Sou um contemporâneo desse impasse civilizatório, herdeiro da era do caos, sou filho do meu tempo. Seduzido por Crio, a musa da história, sou tomado por um amor desmedido pelo passado, uma paixão quase mórbida por aquilo que é antigo ou que não está mais vivo. Sou daqueles que acredita que o passado nunca passa, ele se quer acaba, nós é que passamos. Não consigo conceber uma história sem emoção, uma história sem sensibilidade e, mais ainda, uma história sem a razão, pressuposto da verdade. Tenho um compromisso ético com a história, sigo seu estatuto, e não sigo modismos. Faço a minha história, você está fazendo a sua?



Douguera entre os alunos e Doug para todos que assim quiserem. Sou professor, discípulo e pesquisador pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Faço minhas as palavras de Lucien Febvre, na obra Combates Pela História:



“AMO a história.

E é por isso que estou feliz por vos falar, hoje,

daquilo que AMO.”

Nenhum comentário: